As candidaturas ao Prémio PrimeirOlhar, que anualmente distingue documentários realizados por alunos de escolas de cinema, audiovisuais ou comunicação, ou em contexto de formação noutros cursos de documentarismo, decorrem até 31 de março.

A iniciativa é aberta a participantes oriundos de Portugal, Galiza, Brasil e outros países de língua Portuguesa. Os documentários devem ter data de produção entre janeiro de 2016 e março de 2017, assim como uma duração inferior a 30 minutos, embora possam ser admitidos, excecionalmente, documentários mais longos.

A inscrição na competição é gratuita e pode ser feita online em www.ao-norte.com. O Prémio PrimeirOlhar vai atribuir dois galardões, ambos no valor de 1000 euros.

O júri oficial da prova determina o Prémio PrimeirOlhar enquanto a Federação Portuguesa de Cineclubes, em conjunto com a Federación de Cineclubes de Galicia, confere o Prémio PrimeirOlhar/Cineclubes.

O Prémio PrimeirOlhar é organizado pela Associação de Produção e Animação Audiovisual – AO NORTE, no âmbito dos XVII Encontros de Cinema de Viana do Castelo, que se realizam de 2 a 7 de maio em Viana do Castelo, e visa continuar a incentivar a prática do documentarismo em âmbito escolar, premiando as melhores produções. Os filmes selecionados integram a programação dos Encontros.