Mais de 30.000 pessoas visitaram em 2016 o Paço de Giela, monumento nacional situado na vila de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, anunciou a Câmara Municipal.

O número inclui visitas guiadas ao monumento e presenças em múltiplos eventos aí realizados, entre apresentações de livros, exposições, workshops, desfiles de moda criativa, sessões fotográficas ou programas educativos e programas para famílias, como o “Paço em Família” e as “Aventuras no Paço”.

“O monumento revela uma capacidade contínua para cativar, educar e surpreender o público”, destaca a autarquia de Arcos de Valdevez, que lembra o plano de sensibilização para a preservação e conhecimento do património histórico concelhio e o projeto “Conhece a tua terra”, através do qual mais de 800 alunos do ensino básico e secundário do concelho visitaram o Paço de Giela.

A zona envolvente do Paço de Giela foi também um dos pontos de passagem de várias provas desportivas, destacando-se o campeonato do mundo de Trail Running, organizado pelo atleta Carlos Sá.

No interior do monumento, centenas de pessoas assistiram aos espetáculos musicais integrados no programa “Noites no Paço”, que entre os meses de julho e setembro recebeu nomes como Old Jerusalem, Lasers, Nix Kaos, Elmo, Nicole Eitner e a conceituada Lufthansa Jazz Band.

A Recriação Histórica do Recontro de Valdevez, em julho, levou até ao monumento milhares de pessoas provenientes de diversas geografias nacionais e internacionais, que tiveram oportunidade de viajar no tempo até ao século XII e aos princípios da nacionalidade.

Na noite de 31 de outubro, milhares de arcuenses e não só percorram o monumento, assustadoramente transformado para os receber, com a iniciativa “Paço Assombrado”. Ao longo do ano de 2016, o Paço de Giela foi ainda cenário de programas e inúmeras reportagens televisivas.

O monumento, com características únicas, tem origem no século XI e é atualmente um verdadeiro espaço de cultura, história, homenagem à memória coletiva e aos alvores da nacionalidade portuguesa.

“Entramos em 2017 e a dinamização deste espaço continua. Fica a promessa de um novo ano cheio de muitas surpresas…”, adianta a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.