A vila de Ansião, no distrito de Leiria, recebe este fim de semana a Feira dos Pinhões, prolongando uma tradição iniciada no século XVII e fortemente renovada nos últimos anos.

O certame vai contar com a presença de produtores e expositores do melhor que se faz na região, como as compotas e licores de Sicó, o queijo Rabaçal, o vinho Terras de Sicó e o mel Serra de Sicó.

A festa começa no sábado de manhã com o grupo Ca’Gaita a trazer música às ruas, enquanto ao mais novos têm à sua disposição pinturas faciais e moldagem de balões.

A abertura oficial da Feira está marcada para as 15:00 horas, seguindo-se um espetáculo de folclore do concelho, primeiro o Rancho Folclórico Margaridas da Serra, da Serra do Mouro, e depois o Rancho Folclórico Flores da Serra, da Lagoa Parada, e a apresentação do livro Na Mochila dos 14- Cartas com Lágrimas, de Filipe Antunes dos Santos.

Ao final do dia, no Centro Cultural de Ansião, o palco pertence ao Teatro Olimpo, que celebra durante todo o mês de janeiro os seus 20 anos e que vai apresentar Nem Louco, Nem Morto.

No domingo, a Feira dos Pinhões vai chegar a todo o país através do programa Somos Portugal, da TVI, com transmissão em direto da Praça do Município a partir das 12:15 e até perto das 20:00 horas, numa tarde de divulgação dos melhores produtos da região de Sicó.

Animação, música, doces, compotas e licores de Sicó, queijo Rabaçal, vinho Terras de Sicó, mel Serra de Sicó, azeite Terras de Sicó, enchidos Sabores de Sicó e artesanato típico compõem portanto esta Feira, além de vendedeiras das famosas fiadas de pinhões. Dois dias de celebração da cultura e dos produtos populares, a 28 e 29 de Janeiro, em Ansião.