A vila de Monção

Duas associações ambientalistas de Portugal e Espanha vão assinalar o Dia dos Namorados com um passeio apaixonado pelos lugares românticos das localidades de Monção e Salvaterra de Miño.

A caminhada de quatro quilómetros vai realizar-se no dia 12 de fevereiro e combina momentos para contemplar a paisagem com paragens para interiorizar “histórias do relacionamento”.

O passeio é organizado pelas associações ATEARAIA e Lazoiro e tem início às 14:30 junto aos painel de azulejos de João Verde, na Avenida General Humberto Delgado, conhecida como Avenida dos Néris.

A escolha do local é uma homenagem ao poeta monçanense, que naquele mural e no poema Vendo-os assim tão pertinho deixou bem expresso o carinho e afeição pelo povo da outra margem e a certeza que o “casamento” seria uma realidade para os dois “namorados”.

A caminhada tem um custo de 3,00 € para sócios e de 5,00 € para não sócios, valorres que incluem seguro, bolo e chá, encontrando-se as inscrições abertas na página oficial da ATEARAIA no Facebook – www.facebook.com/atearaia. A organização aconselha os participantes a trazerem roupa adequada, água e caneca para o chá.

Além de assinalar o Dia dos Namorados, a iniciativa pretende “transmitir aos presentes alguns momentos históricos da relação entre duas comunidades ribeirinhas. “Para ouvir com atenção e de mãos dadas. Como dois namorados”, revela a autarquia de Monção.