Tiago Ferreira vai representar a Seleção Nacional/Liberty Seguros

O campeão mundial de maratona BTT, Tiago Ferreira, é um dos cinco corredores que vão representar a Seleção Nacional/Liberty Seguros na Prova de Abertura – Região de Aveiro, corrida de arranque da época de estrada que se realiza no próximo domingo entre Anadia e Ovar.

A Equipa Portugal, cuja participação apenas hoje foi confirmada, vai ser composta por dois ciclistas de elite, André Cardoso e Tiago Ferreira, e três sub-23, Ivo Oliveira, Miguel do Rego e Rui Oliveira.

A corrida é uma oportunidade para dar rodagem aos corredores com vista a compromissos futuros, mas tem também uma vertente pedagógica. “A experiência que os corredores mais velhos podem transmitir aos mais jovens pode ser muito importante para o desenvolvimento destes”, destaca o selecionador nacional, José Poeira.

A Prova de Abertura – Região de Aveiro vai ter 160,8 quilómetros, ligando a Câmara Municipal de Anadia, local da partida, às 12:10, à Avenida da Régua, Ovar, onde se prevê a chegada para perto das 16:00 horas.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros vai ter a concorrência de 13 equipas portuguesas – seis continentais e sete de clube – e duas internacionais, a boliviana Equipo Bolivia e a galega Aluminios Cortizo-Anova.

A corrida é a primeira das três provas pontuáveis para o Troféu Liberty Seguros. As restantes são corridas internacionais, a Clássica da Arrábida, no dia 5 de março, e a Clássica Aldeias do Xisto, no dia 12 do mesmo mês.

A corrida vai ser antecedida por uma cerimónia de apresentação das equipas e de lançamento da época de estrada, a decorrer no sábado entre as 16:00 e as 18:00, no Centro de Congressos de Aveiro.

Todas as equipas vão subir ao palco para saudar os adeptos, numa sessão de entrada livre na qual vão ser entregues os Prémios APCP 2016 e os títulos de Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo a cinco dirigentes históricos do associativismo regional: Amâncio Passos (Minho), Basílio Angélico (Vila Real), Eduardo Guilherme (Setúbal), Joaquim Leite (Porto) e Saúl Jorge (Santarém).

A Prova de Abertura – Região de Aveiro resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, motivo pelo qual o pelotão vai atravessar todos os concelhos que integram aquele organismo.