Fotografia: Ana Margarida Gomes
Publicidade

O Portugal dos Pequenitos convida os mais novos a festejarem o Carnaval pintando e construindo máscaras e mascarilhas, caretos, animais do zodíaco chinês e muitos outros, de diferentes cantos do mundo por onde os portugueses andaram ao longo dos séculos.

“Carnaval, tempo do Faz de Conta! – Momentos Criativos” realiza-se entre os dias 25 e 28 de fevereiro e é uma das muitas iniciativas que o espaço promove ao longo deste mês, entre visitas guiadas e inesperadas, música, exposições e momentos criativos.

Já esta sexta-feira, às 12:00, 14:00 e 15:00 horas, os mais pequenos podem tomar o “Chá das Cinco!” e descobrir a origem portuguesa deste ritual britânico, bem como muitas lendas e histórias, como a de Pedro e Inês, através de uma visita guiada com a aia de Catarina de Bragança. A iniciativa repete-se nos dias 16 e 23 de fevereiro.

Também hoje começam as visitas inesperadas, com “Ótua Cordas”, o Marinheiro!, em que o navegador “Cordato”, habituado a navegar por “mares nunca dantes navegados”, vai “atar e desatar” estórias do tempo dos Descobrimentos Portugueses. A atividade tem o mesmo horário e continua nos dias 11, 12 e 18.

Segue-se, a 7, 8, 15 e 17 de fevereiro, “Dom Farinhas, o Cavaleiro!”, divertida personagem que vai contar as suas aventuras na época medieval.

No Dia Dos Namorados, 14 de fevereiro, o Cupido vai estar no Portugal dos Pequenitos para provocar os visitantes e ajudar a derreter corações.

Nos dias 10, 18 e 24 decorre a visita guiada “A Época dos Descobrimentos, no Portugal dos Pequenitos”, que vai revelar factos do período áureo da História de Portugal e apresenta os mais emblemáticos monumentos que com eles se relacionam, reconhecendo estilos arquitetónicos, hábitos e costumes de outras épocas e outros povos.

Os mais novos, os pais e os educadores podem ainda participar em momentos musicais, como a performance artística “Costurar Cantigas e Histórias” (25 de fevereiro) e entrar numa viagem musical itinerante pela História de Portugal: consoante o espaço que percorrerem, vão ser acompanhados pelos sons do bandolim, do cavaquinho e da guitarra, das flautas e dos instrumentos de percussão, aprendendo mais sobre o país (dias 26 e 28).

Até 31 de fevereiro o Portugal dos Pequenitos convida ainda a criar brinquedos, montar “sólidos geométricos” ou a fazer pinturas faciais, entre outras atividades. Os mais pequenos podem também visitar a exposição “O Sótão” e conhecer de perto móveis em miniatura, louças e cerâmicas, objetos tradicionais de várias regiões do país, peças diversas que outrora estiveram expostas em diferentes espaços do parque e agora são recuperadas e mostradas aos visitantes, numa viagem ao passado português.