Fotografia: Município de Reguengos de Monsaraz

Cerca de 30 conjuntos de Portugal, Espanha, França, Brasil e Estónia vão participar este sábado no Concurso de Endurance Internacional de duas estrelas, no Centro Hípico Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Os cavalos vão percorrer 120 quilómetros por estradas e trilhos deste concelho alentejano, com passagens pela aldeia de Campinho e Herdade do Esporão.

No mesmo dia realiza-se outro raide, o Concurso de Endurance Internacional de uma estrela, com um percurso de 80 quilómetros, e duas competições nacionais, um Concurso de Endurance de Promoção de 80 quilómetros e outro de 40.

Cada percurso tem etapas com distâncias de 20, 30 ou 40 quilómetros e no final de cada volta vai haver uma inspeção veterinária para avaliar a condição física do cavalo.

O raide é uma competição contrarrelógio para testar a velocidade e a resistência de um cavalo, mas também deve demonstrar os conhecimentos do cavaleiro.

A performance do animal em vários tipos de solo e de obstáculos naturais é relevante para determinar a sua educação e a relação cavalo/cavaleiro.