Foto:grafia: facebook.com/TourismTrainExperiences
Publicidade

Mais de 60 estudantes universitários apresentam, esta sexta-feira, os projetos que desenvolveram no âmbito do desafio “Tourism Train Experiences”, uma iniciativa inovadora que pretende promover o turismo ferroviário na região da Beira Alta.

Os 21 trabalhos, selecionados por aquela instituição de ensino superior e pelo Turismo de Portugal, vão ser apresentados às diferentes entidades regionais durante uma viagem de comboio pela linha da Beira Alta, com paragens no Entroncamento, em Coimbra, Mangualde, Guarda, Vilar Formoso e Nelas.

Em cada região os 66 alunos vão visitar museus, escolas de hotelaria e turismo, entre outras instituições ligadas às áreas do turismo militar, histórico, ferroviário, gastronómico, de natureza, lendas e tradições. Acompanhados por docentes da Universidade Europeia, os alunos vão expor as suas ideias para a maximização da atratividade turística das regiões envolvidas.

A “Tourism Train Experiences” é promovida, pelo segundo ano consecutivo, pela Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia, e tem como objetivo potenciar o turismo ferroviário e as regiões portuguesas com menor crescimento turístico através de projetos de estudantes universitários “que se destaquem pelo empreendedorismo e pela inovação”, revela a Universidade Europeia.

Os projetos centram-se nas áreas do turismo militar, histórico, ferroviário, gastronómico, de natureza, lendas e tradições, procurando contribuir para desenvolver o setor no interior do país. Sob o mote “Lendas e Tradições da Península Ibérica”, os trabalhos apostam na promoção da Beira Alta como região turística.

A iniciativa vai selecionar um projeto por cada uma das localidades e os vencedores vão ser anunciados na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 15 a 19 de março, para integrarem um programa de incubação.

A viagem de comboio começa esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, em Lisboa, pelas 8:00 horas, e termina no dia seguinte na estação de Santa Apolónia, pelas 22:00.