O município de S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu, vai oferecer árvores aos participantes dos percursos pedestres agendados para este ano no concelho, uma iniciativa que visa atenuar os efeitos do grande incêndio do último verão.

As espécies vão ser plantadas pelos pedestrianistas ao longo das caminhadas, que começam no dia 5 de março e decorrem até 19 de agosto.

Esta é uma das novidades do programa de eventos que vão decorrer em S. Pedro do Sul, mais de 100 iniciativas para todas as idades e em todas as áreas, da gastronomia à cultura, passando pelo desporto e pelo termalismo, com o objetivo de divulgar a região.

Entre os principais eventos destaca-se o Festival da Água (26 a 27 de agosto), o Festival do Feijão de S. Pedro do Sul (8 a 10 de setembro) as Festas da Cidade (28 de junho a 2 de julho) ou a Festa da Castanha e do Mel, nos dias 11 e 12 de novembro.

A agenda foi anunciada ontem pelo vice-presidente do município, Pedro Mouro, a vereadora da Cultura, Teresa Sobrinho, e o Presidente da Termalistur, que gere as Termas de São Pedro do Sul, Victor Leal, durante um roteiro turístico pelo Balneário Rainha D. Amélia, pela aldeia de Covas do Monte e pela Escola Profissional de Carvalhais.

Chefs de renome nacional vão participar na Feira da Vitela de Lafões, em Manhouce, S. Pedro do Sul, nos dias 20 e 21 de maio. Ainda na gastronomia vai realizar-se um concurso de Culinária nas Festas da Cidade, um rodízio de feijoadas no Festival do Feijão e diversas ações ligadas à gastronomia típica do concelho, que em 2016 recebeu o prémio “Terra da Culinária”. A agenda prevê ainda a confeção de receitas da Carta Gastronómica de Lafões nos restaurantes do concelho e nas cantinas escolares.

Na cultura o destaque vai para a programação mensal no Cineteatro Jaime Gralheiro com peças de teatro, concertos e stand up comedy com o espetáculo do humorista Fernando Rocha, em julho.

Além dos percursos pedestres, o programa desportivo inclui uma nova edição dos “Jogos Sem Fronteiras” e dos “Jogos Desportivos 3G”, a realização em S. Pedro do Sul do 8.º Torneio Internacional de Futsal da TAP e mais uma edição do “Portugal MTB”, com participantes de todo o mundo.

Um dos primeiros grandes eventos vai realizar-se já no próximo mês de março, o encontro nacional de autocaravanismo XII Gesto Eco Solidário “Encantos da Arada”, entre os dias 24 e 26.