A Feira do Queijo da Serra da Estrela, no domingo, é um dos pontos altos do evento. Fotografia: Tiago Canoso

Mais de 80 expositores vão participar na ExpoSerra – Feira das Actividades Económicas da Serra da Estrela, que começa esta sexta-feira na cidade de Gouveia e durante cinco dias vai promover as tradições, o artesanato, os produtos regionais e os negócios da região. A Feira do Queijo da Serra da Estrela, no domingo, e as atividades do Carnaval da Serra são alguns dos pontos altos do certame.

O programa tem início no dia 24 de fevereiro, pelas 18:00 horas, com a abertura ExpoSerra 2017 e a saudação à cidade pela Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem. Pelas 20:30, o Pavilhão Ex-Bellino & Bellino vai receber as atuações da Tuna do IG – Escola Profissional de Gouveia, antes do concerto de Augusto Canário e Amigos.

No sábado vai realizar-se a Caminhada ExpoSerra, com início às 8:30, nos Paços do Concelho, seguindo-se um show cooking (11:00), e os workshops “Aromatizantes de gin com ervas serranas” (14:00) e  “Vinhos do Dão à mesa” (18:20). Ana Malhoa vai animar a noite a partir das 22:00 horas, num espetáculo de luz e alegria.

A Feira do Queijo da Serra da Estrela vai abrir portas no domingo de manhã, com a presença de 30 produtores de queijo do concelho e a atuação do Grupo de Concertinas de Gouveia. Às 10:30 decorre a prova livre do Queijo da Serra da Estrela. O Rancho Folclórico de Gouveia, às 10:45, e a Tuna Maratuna da FCDEF|UC, pelas 12:15, completam o programa de animação do evento.

A partir das 15:00 horas vai realizar-se o tradicional Desfile de Carnaval, com a rainha Safira, que tem início no Calçadão percorrendo a Rua 5 de outubro até à Avenida 25 de abril, Praça de S. Pedro, terminando na Avenida Bombeiros Voluntários de Gouveia. Para as 18:30 está prevista mais uma prova de Queijo Serra da Estrela, seguindo-se o workshop de cake design, às 19:00, no qual os visitantes podem aprender técnicas de decoração de bolos. Quim Barreiros é o artista do dia, subindo ao palco às 22:00 horas.

Na segunda-feira, os mais curiosos vão poder aprender a fazer chás à base de plantas aromáticas e medicinais, no workshop “Ervas medicinais”, a partir das 11:00 horas, e ao final da tarde vai realizar-se uma sessão de ginástica preventiva. O Baile de Carnaval, às 21:30, vai ser animado pela Banda Lux, e inclui um concurso de máscaras, para maiores de 16 anos, que vai eleger o mascarado mais original de 2017.

O último dia da ExpoSerra, 28 de fevereiro, é dedicado às crianças. O programa começa às 12:00 horas, com a animação musical do Grupo de Concertinas de Vila Nova de Tazem. De tarde os mais novos vão poder participar num show cooking júnior e num concurso de máscaras infantil, e assistir ao espetáculo da Fada Juju, cantora e intérprete de língua gestual portuguesa.

O tradicional cortejo do Enterro e Queima do Entrudo vai ter início às 18:30 no Pavilhão da Ex-Bellino & Bellino, seguindo pela Avenida Bombeiros Voluntários de Gouveia, Praça de S. Pedro, Avenida 25 de abril, e terminando na Praça do Município com um espetáculo de pirotecnia.