As junior empresas, fundadas por alunos universitários, estão em crescimento por todo o mundo, tendo já 22.000 empresários em toda a Europa, 570 dos quais em Portugal. Atualmente há 14 junior empresas em Portugal e 25 junior iniciativas, que ainda estão em processo de criação e desenvolvimento.

A JEST, Junior Enterprise for Science and Technology, é uma destas 25 junior iniciativas, estando a ser implementada na Universidade de Coimbra. António Gomes, membro fundador da JEST, explica que o objectivo da empresa é “dar respostas reais a problemas reais” na área de data science. Esta junior iniciativa pretende trabalhar com empresas, grupos de investigação e outras entidades da área. “Não queremos fazer um projecto que fique por aqui, mas sim que perdure, para que possa haver passagem do testemunho”, acrescenta António Gomes.

Jorge Canhoto, professor no departamento de ciências da vida da FCTUC, acredita que a JEST pode impulsionar a “que outras empresas possam surgir também no futuro”.

De acordo com Patrícia Cordeiro da Jade,  Federação de Júnior Empresas de Portugal, “os junior empresários apresentam soluções competitivas a preços competitivos”, sendo assim uma mais valia para o desenvolvimento do país.