Sé de Viseu | Fotografia: Tiago Canoso

Viseu é a cidade em destaque na 29ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma vez que é a “Cidade Nacional Convidada”. É a primeira vez que a feira promove esta iniciativa, uma aposta que “vai ao encontro da promoção de novos polos de interesse, que constituem alternativas de excelência às grandes cidades”, sublinha a responsável pela BTL e directora de Área de Feiras da FIL, Fátima Vila Maior.

Jardim do Fontelo, Viseu | Fotografia: Tiago Canoso

A participação de Viseu na BTL vai marcar o arranque da vertente externa da campanha “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”, lançada pelo município no final de 2016, que visa o reconhecimento da cidade enquanto destino turístico, atraindo assim mais visitantes e interesses.

Fotografia: Tiago Canoso

Numa primeira fase, a campanha centrou-se na comunidade local: os viseenses foram convidados a vestir a pele de “embaixadores” e a revelar os atributos da sua cidade, mas também a desafiar os amigos, a família e os conhecidos a visitar Viseu.

Jardim do Fontelo, Viseu | Fotografia: Tiago Canoso

O objectivo da acção “1 Viseense, 1 Anfitrião”, que ainda decorre, é fazer de cada viseense que se inscreva um operador económico da cidade, nomeadamente profissionais de hotelaria e restauração, comerciantes do centro histórico e técnicos de museus.

Publicidade

“Os cidadãos estão hoje conscientes da importância do desenvolvimento do turismo para a economia e o emprego e sentem-se também na pele de anfitriões da sua cidade. O envolvimento da comunidade é uma condição indispensável à construção de um destino de excelência”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Teatro Viriato, Viseu | Fotografia: Tiago Canoso

A acção é constituída por um módulo teórico e outro prático. No primeiro são abordados temas como o contexto geográfico de Viseu, os principais monumentos e as figuras históricas da cidade, a gastronomia e os sabores da região, as lendas e as curiosidades. O segundo envolve uma visita à cidade in loco. A iniciativa recorre ainda às escolas do concelho e aos talentos locais para acções especiais de programação e merchandising.

Vista da Cidade de Viseu | Fotografia: Tiago Canoso

Ao longo do ano o município convida também os habitantes a visitarem a cidade, de modo a conhecerem a sua história de forma dinâmica e apelativa, com documentos e exemplos arqueológicos. Trata-se de um roteiro pelos “locais de sempre” através de um olhar mais aprofundado, e que se realiza uma vez por mês.

Quer saber mais sobre a Bolsa de Turismo de Lisboa? Clique aqui.

Publicidade

COMPARTILHAR