Stand de Viseu na BTL 2017. As plantas naturais vieram da cidade beirã. | Fotografia: Tiago Canoso
Publicidade

A primeira cidade nacional convidada da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) realizou mais de 60 eventos, onde apresentou “o ano oficial para visitar Viseu”.

Decorreu de 15 a 19 de Março a apresentação da primeira timeline histórica de Viseu, com a revelação dos 2500 anos de história da cidade. Foi ainda revelado o cartaz cultural de festivais como o Tons de Primavera, foram anunciadas novidades da feira de São Mateus, decorreram degustações da mesa da Beira Alta através do chef Diogo Rocha, o lançamento de produtos aromáticos e de chocolataria e do projecto de passeio virtual em bicicleta “V!KE”, a apresentação de referências vínicas e de roteiros turísticos de Viseu, micro espectáculos, passatempos para ganhar prémios e muitas outras actividades.

“Vai ser uma agenda muito dinâmica, muito diversa, muito sedutora, muito atrevida e muito provocadora para afirmar Viseu”, afirma Jorge Sobrado, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, acerca do ano de 2017.

Milhares de pessoas visitaram o stand da cidade jardim, forrado com 2300 plantas criadas na cidade. “Viseu encontra na BTL uma grande montra de visibilidade, uma grande montra de encontro com os players, com os profissionais e também com o grande público que se interessa pelo turismo. É uma oportunidade irresistível para quem se queira afirmar no sector turístico como estratégia de crescimento”, afirma Jorge Sobrado.

Stand de Viseu na BTL 2017. As plantas naturais vieram da cidade beirã. | Fotografia: Tiago Canoso

Um factor de diferenciação

“A presença de Viseu, enquanto ‘Cidade Nacional Convidada’, foi um forte factor de diferenciação na sua promoção e de inovação do próprio certame”, assinala o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “Imprimimos a nossa atitude e uma marca de excelência. Estamos já a tirar partido de uma exposição extraordinária”, frisa. O presidente da autarquia afirma ainda que “o sucesso e a diferenciação desta presença permitem acalentar a expectativa de crescimento dos fluxos turísticos no concelho no ‘Ano Oficial para Visitar Viseu”’.

Para o “ano oficial para visitar Viseu” foram convidados embaixadores para representarem a cidade. Inês Mendes da Silva, Paulo Sousa, Mário Trindade, Frederico Draw, Moullinex, Diogo Rocha, Paulo Ferreira e Nuno Bico foram os primeiros sete nomes a surgir, aos quais se juntou um “Embaixador Tecnológico”, o TOMI.

Fotografia: Tiago Canoso

A feirar há 625 anos

Viseu tem a feira franca mais antiga do país, que comemora este ano 625 anos. Durante a BTL foram revelados cinco nomes de artistas convidados: Diogo Piçarra, Paula Fernandes, Pedro Abrunhosa, Cuca Roseta e David Carreira.

Várias feiras ao longo do país foram desaparecendo, mas a Feira de São Mateus continua em crescimento, pois “Viseu tem os ingredientes principais: humanidade, história, cultura e uma grande atitude”, assim como “a alma viseense e o amor dos viseenses à sua história e à sua cidade”, sublinha o adjunto da Câmara Municipal de Viseu.