Estátua de Louis Armstrong | Fotografia: Tiago Canoso

Decorre de 10 de março a 2 de abril a XV edição do Festival Internacional de Chocolate em Óbidos, que este ano tem como tema a música.

Ao chegar à entrada do festival somos recebidos por um busto em chocolate do famoso músico Louis Armstrong com o seu famoso trompete. A escultura vai continuar a ser feita até ao final do evento, altura em que terão sido utilizados 280 quilogramas de chocolate para a produzir.

O mestre chocolateiro Abner Ivan e a sua equipa fizeram esculturas exclusivamente em chocolate de ícones musicais como Amy Winehouse, Bob Dylan, James Brown, Madonna, Tina Turner, Amália Rodrigues, Carmen Miranda e Michael Jackson.

No espaço do festival é possível ver uma ceramista a produzir, numa roda de oleiro, peças como vasos e taças em chocolate. As crianças, entusiasmadas, pedem as aparas que sobravam da realização da obra de arte. Nesta XV edição o Festival está muito direccionado para as famílias com crianças, havendo várias experiências e jogos, tanto na área da música como do chocolate.

Tal como nas anteriores edições, também aqui o visitante é convidado a experienciar, havendo workshops para aprender a fazer bombons e outras iguarias.

E para quem tem um dia a dia stressante e quer relaxar, há um espaço onde são feitas massagens e esfoliações à base de chocolate. Sim, porque o chocolate não serve apenas para degustar.

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos | Fotografia: Tiago Canoso

Não saia de Óbidos sem degustar

Este ano foram lançados novos produtos gastronómicos, como o pastel d’Óbidos, que consiste num pastel de nata com licor de ginja e o Ló d’Óbidos, feito com ginja da vila, cacau puro e açúcar amarelo.

Ao longo do festival pode provar chocolate quente, crepes de chocolate, espetadas de fruta com chocolate e, claro, a famosa ginja em copo de chocolate. Também os restaurantes do concelho se juntaram ao festival e prepararam pratos gastronómicos onde o chocolate é rei.

Já lhe está a crescer água na boca com tanto chocolate? O festival pode ser visitado de sexta a domingo até dia 2 de abril.