Publicidade

Concerto desta quarta-feira à noite revisita Quinta Sinfonia de Shostakovich.
A maestrina Joana Carneiro vai dirigir, esta quarta-feira à noite, a Orquestra Estúdio (FOE), em Guimarães, um projeto desenvolvido no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012.

O concerto vai fazer uma visita às sonoridades da Quinta Sinfonia de Shostakovich, obra que Joana Carneiro considera “perfeita” para este projeto.

Além da maestrina portuguesa, também a violoncelista Natalie Clein sobe ao palco para acompanhar a jovem orquestra.

O concerto faz parte do ciclo “Master Pieces”, iniciativa que procura dar a conhecer ao público algumas das mais importantes obras da história da música. Até agora, já foram “revisitadas” obras de Beethoven, Tchaikovsky ou Dvórak.

A Fundação Orquestra Estúdio foi criada nos finais do ano passado e é composta por jovens músicos de vários países europeus, todos com menos de 25 anos, que estão a viver em Guimarães, ao abrigo de um estágio profissional.

Ao contrário das jovens promessas, Joana Carneiro é já um nome bem conhecido neste mundo da música. Diretora musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley e maestro convidado oficial da Orquestra Gulbenkian, recebeu em 2011 o prémio Helen M. Thompson, nos Estados Unidos, apenas um ano depois de ter assumido a liderança da formação.

O concerto desta quarta-feira à noite está marcado para as 22h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.