A Mariazinha
Publicidade

A Casa de Café A Mariazinha abriu portas nos anos 30, batizada em homenagem à filha do fundador, Jerónimo Pinto Valente Coutinho. A sua primeira morada foi na Rua Barro Queirós, mas Alvalade tornou-se, desde 1959, a sua verdadeira casa.

A venda de chás e cafés é um dos grandes atrativos da loja, principalmente o lote especial d’A Mariazinha para o Chá das 5, marca registada em 1938. Até porque, pode ler-se nas paredes do espaço, “o bom café nos dá prazer e alegria” e “o bom chá nos reconforta e delicia”.

A Mariazinha vende também farinhas e uma seleção de rebuçados e chocolates onde não faltam as típicas moedas, sombrinhas e bombons. Das especialidades da casa fazem ainda parte noz do Chile, castanha do Maranhão, abóbora cristalizada, amêndoa torrada ou palitada e passas.

Quem passeia pela Avenida Rio de Janeiro, em Alvalade, não fica indiferente ao toldo azul que dá as boas-vindas à Casa de Café A Mariazinha. A decoração antiga, com múltiplos cartazes promocionais, contribui para recriar a atmosfera da Lisboa dos anos 60 e 70.

Na próxima semana… os 175 anos de história da Livraria Ferin, a segunda mais antiga de Lisboa.