A Carioca
Publicidade

A Carioca, o número 9 da Rua da Misericórdia, começou como uma empresa familiar, mas, desde 1993, faz parte da torrefação Negrita Cafés. Entre os seus clientes mais famosos, alguns dos quais frequentam o estabelecimento há décadas, encontram-se os históricos restaurantes Gambrinus e Tavares.

O café é uma das especialidades da casa, que se ocupa da sua torragem desde o grão verde, da moagem e da confeção de lotes. O estabelecimento também vende chás, inclusive a marca açoriana Gorreana, chocolates e bolachas, nomeadamente a araruta.

Fundada em 1936, a loja ainda mantém resquícios decorativos da época, particularmente no que toca à montra e ao interior Art Déco, com painéis pintados sobre madeira. Na sala da retaguarda é ainda possível encontrar parte da maquinaria original.

Os seus produtos vêm de todo o mundo; desde Timor, na Ásia, até aos países africanos de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola, sem esquecer o continente americano, com iguarias vindas do Brasil, Costa Rica, Colômbia e Nicarágua. Uma viagem pelo mundo dos sabores e pelos sabores do mundo.

Na próxima semana… as aguarelas, imagens e histórias da Au Petit Peintre, uma das mais prestigiadas papelarias e estabelecimentos da esfera das artes plásticas da Baixa de Lisboa.