Farmácia Gomes
Publicidade

Quem passa pela Rua Rodrigo da Fonseca, em Lisboa, não consegue ficar indiferente ao número 101-A. É esta a morada da octogenária Farmácia Gomes. O estabelecimento comercial, onde é possível adquirir fármacos e artigos farmacêuticos, é um dos mais antigos da zona do Marquês de Pombal.

No exterior, a montra forrada a pedra cinzenta e o letreiro identificativo do diretor clínico sinalizam uma das farmácias com mais história e tradição da capital. O interior do espaço, em Art Déco, não deixa dúvidas sobre a sua antiguidade. O mobiliário de madeira, provavelmente do Arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, e o relógio antigo, são testemunhos vivos de mais de oito décadas ao serviço da saúde.

Desde a sua fundação, que remonta a 1934, milhares de lisboetas já passaram pelo balcão da Farmácia Gomes. O estabelecimento, localizado numa das áreas mais cosmopolitas e movimentadas da capital, é, atualmente, propriedade de Anabela Moraes Sarmento.

Na próxima semana… a Tabacaria Mónaco, um dos únicos estabelecimentos do final do século XIX que mantêm a sua atividade inicial.