Publicidade

Em 1888, foi inaugurada no Chiado a Óptica Ramos e Silva, sócia-fundadora da Associação Nacional de Ópticos. Em 1965 abriu, nesse exato local, a Óptica do Chiado, projetada, em 1964, pelo Arquiteto Fernando Silva. Em 2006, o espaço foi adquirido pelo grupo André Ópticas.

A loja mantém-se praticamente inalterada desde os anos 60, com uma montra e porta em vidro e uma decoração onde abundam vitrinas em aço e mobiliário elegante. O espaço continua a fazer sucesso entre portugueses e estrangeiros, com alguns clientes a frequentarem a casa há já quatro gerações.

Da oferta fazem parte modelos feitos à mão, peças exclusivas, raras e de coleção, bem como óculos modernos de diversas marcas internacionais. O estabelecimento possui oficina própria, optometria e ortóptica, e showroom.

Inserida na Lisboa Pombalina, considerada Conjunto de Interesse Público, a ótica foi incluída em diversos guias turísticos sobre lojas tradicionais. A sua qualidade é reconhecida, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Na próxima semana… a Manteigaria Silva, o único estabelecimento centenário de Lisboa que continua a designar-se desta forma, remetendo à época em que a manteiga se vendia ao peso.