Óptica Jomil
Publicidade

Hoje, é o neto do fundador, José António Lourenço Ribeiro, o proprietário do espaço, que comercializa óculos de diversos tipos e modelos, disponibilizando ainda consultas de optometria e ortóptica. Que o negócio permaneça nas mãos da família Ribeiro não é surpreendente; afinal, a loja descende de uma família de ópticos que já vai na sexta geração.

Classificado Conjunto de Interesse Público, o estabelecimento comercial conta com montra e mobiliário de origem. Os armários-vitrine e os balcões e bancos, em madeira maciça de castanheiro, foram restaurados em 1998. O espaço transporta o cliente para a Lisboa de antigamente, primando, no entanto, pelo esforço em não estagnar e em posicionar-se no mercado virado para o futuro.

Além das suas seis décadas de história, a Óptica Jomil está localizada num espaço já de si icónico, que viu entrar pelas suas portas milhares de lisboetas à procura de óculos… e não só. Ali também estiveram instaladas, antes da óptica, a Perfumaria Esmeralda e a Joalharia Mendonça & Pebre. Histórias que transformam o número 249 da Rua do Ouro numa relíquia do comércio lisboeta.

Na próxima semana… as formas, as cores e os padrões da Londres Salão, uma loja de tecidos fundada em 1950 na Rua Augusta.