Fotografia: Comité Olímpico de Portugal
Publicidade

O Comité Olímpico de Portugal (COP) vai organizar no próximo dia 6 de abril, em Lisboa, a conferência “A (in)segurança no mundo: Vulnerabilidades, riscos e ameaças nos eventos desportivos”, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz.

A conferência vai ter como orador convidado o General Pedro Pezarat Correia, oficial general do Exército na reforma e professor convidado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde instalou e regeu a cadeira de Geopolítica e Geoestratégia da Licenciatura de Relações Internacionais.

A apresentação e moderação vão estar a cargo de Pedro Adão e Silva, conhecido comentador político, professor universitário no ISCTE-IUL e membro da Comissão Ambiente e Desporto do COP.

“O tema desta conferência surge na sequência dos episódios recentemente ocorridos que têm tido nas grandes manifestações desportivas palcos para ações terroristas”, explica o Comité Olímpico de Portugal, que considera que com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, num quadro de instabilidade social, “avolumam-se os riscos de segurança que comprometem a celebração da paz e da união entre os povos que o Movimento Olímpico assinala nos Jogos”.

“Torna-se por isso premente debater e aprofundar estratégias para suprir as vulnerabilidades de segurança dos grandes eventos desportivos no quadro de uma nova ordem mundial, bem como o contributo que o desporto, e o olimpismo em particular, podem prestar ao serviço de um mundo mais tolerante, solidário e humanista, empenhado na promoção da paz”, sublinha o COP.

A conferência vai realizar-se a partir das 16:00 horas na sede do Comité Olimpico. O Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz foi proclamado por resolução das Nações Unidas e tem como objetivo celebrar o universalismo do desporto e a sua importância na promoção da paz e no combate às diversas formas de discriminação social.