Publicidade

O Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, acolhe este sábado o arranque dos VII Jogos de Quelfes, o maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo junto do primeiro ciclo do ensino básico em Portugal e um dos poucos a nível mundial a contar com o apoio da Academia Olímpica Internacional.

Na cerimónia de abertura, o coro lírico do Teatro Nacional de S. Carlos vai interpretar temas olímpicos. Outro dos momentos altos promete ser a chegada da chama, no final, transportada por estafeta desde o coração do Parque Natural da Ria Formosa, em Marim, Olhão.

As atividades desportivas, repartidas em eventos familiares – em que pais e filhos juntam esforços -, escolares e de desporto adaptado, iniciam-se logo no domingo, dia 10, prolongando-se até 23 de abril em diversas instalações desportivas dos concelhos de Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.

 

O evento reúne 13 modalidades – andebol, atletismo, basquetebol, boccia, canoagem, ciclismo BTT, duatlo, equitação adaptada, futebol, lenço grego, natação, vela e voleibol – e tem como objetivo romper com a tradicional dimensão comparativa e hierárquica do desporto, orientando a competição para uma lógica de superação pessoal e aprendizagem de valores.