Filipa Martins é uma das ginastas que vão participar na competição. Fotografia: Comité Olímpico de Portugal
Publicidade

A portuguesa Filipa Martins apurou-se ontem para a competição individual feminina de ginástica artística dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ao assegurar uma das vagas em disputa no evento teste ‘Aquece Rio’, a decorrer naquela cidade.

A exemplo do que aconteceu na véspera com Gustavo Simões, também a ginasta não precisou que terminassem todas as subdivisões da competição para saber que iria ficar entre as ‘eleitas’ para o Rio’2016.

A competir na terceira de quatro subdivisões, Filipa Martins registou 14.133 pontos nas paralelas assimétricas, um dos melhores resultados entre todas as inscritas. No salto marcou 13.766, no solo 13.275 e teve o seu resultado menos bom na trave olímpica, em que chegou aos 12.400.

Tal como Gustavo Simões, Filipa Martins vai estrear-se nos Jogos Olímpicos, com Portugal a repetir o número de atletas de ginástica artística de Londres’2012, onde estiveram Manuel Campos e Zoi Lima.

O ‘Aquece Rio’ decorre até amanhã, com mais três ginastas lusos a competiram na especialidade de trampolins: Ana Rente e Diogo Ganchinho e Diogo Abreu.

Portugal conta agora com 61 atletas qualificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que se realizam entre 5 e 21 de agosto.