Fotografia: círculo de lojas de carácter e tradição de Lisboa
Publicidade
Abriu em 1909 na rua Garrett como Ourivesaria Miranda & Filhos e passou a Ourivesaria Aliança mais de 30 anos depois. Hoje é propriedade da prestigiada TOUS, Joalheiros, empresa fundada por Salvador Tous Blavi e Teresa Ponsa em 1920. A história do estabelecimento é complexa, mas tem uma faceta em comum: a paixão pela joalharia.

Localizada no Chiado, a Ourivesaria TOUS/Aliança está inserida na Lisboa Pombalina, classificada Conjunto de Interesse Público. Dedicado à arte da ourivesaria, joalharia e venda de acessórios TOUS, o estabelecimento alberga inúmeros prémios de exposições nacionais e internacionais. Comercializa produtos de qualidade certificada, numa atmosfera única e distinta.

No interior do espaço, as pinturas decorativas de Alves Cardoso conferem um ambiente distintivo ao salão, decorado com espelhos enquadrados por molduras em nogueira pintada de branco marfim e debruadas a ouro. No teto pode ver-se a tela “Toilette de Vénus”, da autoria do mesmo pintor. Uma viagem pelo requinte, nos números 50-52 da rua Garrett.

Com 107 anos, a Ourivesaria TOUS/Aliança é mais uma das lojas que integra o Círculo de Lojas de Caráter e Tradição de Lisboa.

Na próxima semana… não perca a atmosfera vibrante de um pub britânico, em plena Baixa lisboeta, no British Bar.