Publicidade

Os melhores atletas portugueses e europeus de downhill vão participar na DH Internacional Aldeias do Xisto, terceira etapa do campeonato nacional da modalidade, que vai realizar-se no próximo fim de semana na Lousã.

A competição vai ter início no “Terreiro das Bruxas”, em pleno coração da Serra da Lousã e das aldeias do xisto lousanenses, terminando no terreno anexo à sede da LOUSANPARK, em Cacilhas. Todo o percurso para o público vai decorrer ao longo da Estrada Florestal, onde durante dezenas de anos se competia no Rally de Portugal.

A prova internacional de BTT vai realizar-se pela primeira vez na “Pista Zorro”, um circuito com cerca de 2.200 metros e diversidade de zonas técnicas e obstáculos, onde se prevê que os atletas mais rápidos demorem cerca de quatro minutos a completar a descida.

No sábado, 25 de março, vão decorrer os treinos livres das 9:00 às 18:00 horas, e no domingo, dia 26, os treinos oficiais são das 9:00 às 10:30. Para as 11:00 horas estão marcados os treinos de qualificação, com a descida final agendada para as 14:30.

A DH Internacional Aldeias do Xisto é organizada pelo Montanha Clube e faz parte do projeto LOUZANPARK, que ao longo de todo o ano assegura a manutenção e logística de diversas atividades desportivas e de lazer na Serra da Lousã.

A prova está inscrita no calendário internacional da UCI (União Ciclista Internacional) e na Federação Portuguesa de Ciclismo e inclui prémios monetários para os oito primeiros classificados, bem como troféus alusivos às Aldeias do Xisto.