Fotografia: ANDDI-PORTUGAL
Publicidade

A cidade de Viseu acolhe a partir deste sábado duas competições internacionais de futsal adaptado, o 5.º Campeonato do Mundo de Futsal INAS (jogadores com deficiência intelectual) e o 1.º Campeonato do Mundo de Futsal FIFDS (jogadores com Síndrome de Down).

O “World Futsal Viseu 2017” vai reunir 12 equipas de dez países no Pavilhão Cidade de Viseu entre os dias 8 e 15 de Abril, sendo esperado cerca de meio milhar de pessoas, entre atletas, técnicos, acompanhantes e familiares.

A equipa portuguesa espera repetir o triunfo de 2010 no Campeonato do Mundo de Futsal INAS, quando o evento se realizou na cidade de Tondela.

Além de Portugal, o evento vai ser disputado por formações da África do Sul, Argentina, Brasil, França, Itália, Irão, México, Polónia e Rússia. Os jogos começam no domingo, 9 de Abril , dia em que se realiza também a cerimónia de abertura da competição.

O evento é apadrinhado pelo atleta paralímpico Lenine Cunga e tem o apoio do seleccionador nacional de futsal, Jorge Brás, e de dois jogadores internacionais oriundos do distrito de Viseu, Fábio Felício e André Coelho.

O “World Futsal Viseu 2017” é organizado pela ANDDI-PORTUGAL (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual), INAS (International Sports Federation for Para-Athletes with an Intellectual Disability), SU-DS (Sports Union for Down Syndrome) e FIFDS (Football International Federation for Down Syndrome), com o apoio do município de Viseu.