O programa "Portugal Sou Eu" foi lançado pelo Governo português em 2012
Publicidade

O projecto “Portugal Sou Eu” abre este sábado as candidaturas à 2ª edição do prémio “Menu Portugal Sou Eu”, que desafia o público em geral a criar receitas tendo como base produtos com o Selo do programa.

As categorias a concurso são duas, prato e sobremesa, e é obrigatório que cada uma integre pelo menos três ingredientes com o Selo “Portugal Sou Eu”, bem como uma bebida para acompanhar as receitas.

No dia 17 de Junho, durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, os seis finalistas – três na categoria prato e três na categoria sobremesa – vão confeccionar os seus pratos e colocá-los à prova de um júri.

A equipa de jurados, composta por elementos da Escola de Hotelaria do Porto, da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e do Órgão Operacional do “Portugal Sou Eu”, vai escolher os três vencedores do concurso.

As inscrições para o prémio “Menu Portugal Sou Eu” vão decorrer até 15 de Maio e são gratuitas, mas implicam o registo na plataforma “Portugal Sou Eu”, www.potugalsoueu.pt.

O programa “Portugal Sou Eu” foi apresentado pelo Governo português em 2012 como forma de incentivar o consumo informado e dinamizar a oferta nacional com elevado valor acrescentado. O objectivo foi melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

O Selo é atribuído aos produtos e serviços com base em critérios de incorporação nacional, marcas e patentes, emprego nacional e valor acrescentado nacional da empresa. Até ao momento estão registados no portal “Portugal Sou Eu” mais de 1.500 empresas nacionais, cujos produtos ou serviços estão em processo de qualificação.