Publicidade

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) vai receber nos dias 19 e 21 de Abril duas conferências do professor norte-americano Dean Oliver, especialista da nova tendência de análise de jogo, denominada de Analytics.

A primeira sessão, “The Art of Analytics in Basketball”, vai realizar-se no auditório do Estádio Universitário de Coimbra, às 17:00 horas, e é destinada a Treinadores de Desporto em equipa e investigadores em Ciências do Desporto.

No dia 21 de Abril, Dean Oliver vai proferir a conferência “Analytics in Sport: new perspectives and applications”, desta vez no Museu da Ciência da Universidade da Coimbra, às 16:00 horas. A entrada é livre.

O docente norte-americano é doutorado em Engenharia do Ambiente na área de modelagem e foi o primeiro profissional da área de Analytics a ser contratado pela liga norte-americana de basquetebol (NBA), sendo considerado o pioneiro do desenvolvimento desta área no desporto.

Dean Oliver trabalhou em equipas como os Seattle Supersonics ou os Sacramento King, onde exerceu funções de Director of Player Personnel e Responsável pela Área de Analytics e Diretor de Analytics na ESPN.

O professor é autor do livro Basketball on Paper, que aborda temas como interpretar a performance individual e colectiva, bem como conceitos de análise Analytics, como forma de quantificar e medir o valor e o desempenho dos jogadores.