Representação de Haiku

O Museu do Oriente, em Lisboa, vai organizar a partir do próximo sábado, 22 de Abril, um conjunto de workshops que dão a conhecer terapias orientais de promoção do bem-estar geral, como a massagem e a culinária ayurvédica, o feng shui e a poesia haiku.

No primeiro workshop, dia 22 de Abril, os participantes vão aprender a aplicar a massagem ayurvédica champi, indicada para situações de stress e ansiedade, enxaqueca, dores de cabeça ou para revitalização de todo o corpo. A sessão repete no dia 29 de Abril, no mesmo horário, 9:30 – 13:30.

Também dedicado a esta medicina tradicional indiana, o workshop de introdução à alimentação ayurveda, de 23 a 25 de Maio, vai ensinar a reconhecer os alimentos e condimentos que equilibram e protegem da doença.

“A partir da identificação do seu biótipo, os participantes vão aprender a conjugar aromas, paladares e modos de confecção e, no final, terão oportunidade de confeccionar uma refeição completa que será partilhada por todos”, revela o Museu do Oriente sobre a sessão, que vai realizar-se das 10:00 às 13:00 horas.

Segue-se o curso de introdução ao Feng Shui, que vai dar a conhecer a sua origem e teorias básicas e inclui procedimentos de aplicação prática. As sessões vão decorrer nos dias 12, 19 e 26 de Maio, terminando a 2 de Junho sempre das 10:00 às 12:30.

Nos dias 18 e 25 de Maio o Museu do Oriente organiza ainda o workshop “Poesia Haiku e Saúde”, que vai demonstrar o potencial revitalizador desta forma poética de origem japonesa reconhecida pelo poder expressivo e pela íntima ligação à natureza e à filosofia Zen. “Os participantes irão aprender a usá-lo como terapia contra o stress, promotora da contemplação e do equilíbrio”, sublinha o museu.