Foi inaugurada a 7 de Maio a ecopista de São Pedro do Sul, com três quilómetros de extensão e com possibilidade de ligação à ecopista do Dão

A ecopista de São Pedro do Sul foi inaugurada ontem, dia 7 de maio, pelo presidente da autarquia, Vítor Figueiredo, e pelo ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes. “Este troço da ecopista, que o município pretende levar aos limites do concelho, pode ser o início de uma ecopista mais alargada, que ligue toda a região de Lafões e que ligue a mesma à ecopista do Dão, transformando-a na maior ecopista de Portugal”, frisa o presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul.

Desde a década de 90 que esta linha estava desactivada, tendo sido agora reabilitada, reunindo num só espaço desporto, turismo e lazer. Desde os mais novos aos mais velhos, a passear, a correr ou de bicicleta, todos podem usufruir deste novo espaço que percorre cerca de três quilómetros. “Pratiquem desporto, ganhem saúde e bem-estar, aproveitem a natureza envolvente, convivam e usufruam de tudo o que a ecopista vos pode proporcionar”, sublinha Vítor Figueiredo.

Valorizar o território

Com o aumento do sedentarismo e os maus hábitos alimentares, cada vez mais o desporto tem um papel determinante na vida das pessoas. De acordo com as estatísticas, quando adquirimos um carro, este está 92% do tempo parado, o que é mais uma razão para privilegiarmos meios de transporte como as bicicletas. “Não podemos continuar a desenhar as cidades e os centros urbanos a pensar que o automóvel é rei. Os reis e as rainhas somos nós e a forma como escolhemos apropriar-nos do território”, afirma o ministro do Ambiente.