Museu da Miniatura Automóvel, Gouveia. Fotografia: Tiago Canoso
Publicidade

Num tempo em que há dias para quase tudo, os museus não poderiam ser excepção. Também eles merecem ser lembrados numa data especial, 18 de Maio.

Neste dia as entradas são gratuitas em muitos espaços e alguns organizam actividades culturais e lúdicas para crianças e adultos, tais como espectáculos de teatro e dança, música, performances, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras experiências atractivas e fora da oferta habitual. Dois dias depois, a 20 de Maio, e associado a esta comemoração, realiza-se a Noite dos Museus.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo da Unesco, com o objectivo reflectir sobre o papel dos museus no desenvolvimento das sociedades.

Em 2017, o tema é Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, que serve de mote para uma reflexão sobre a importância dos museus nas comunidades e na sociedade em geral, as consequências da actuação humana sobre o meio em que vivemos e o impacto dos modelos económicos e sociais a médio e longo prazo.

Neste dia, fica o convite para visitar um museu perto de si. Para o caso de se não poder ou querer sair de casa, deixamos aqui uma pequena amostra do que pode ver.

Museu do Caramulo

Museu do Pão, Seia

Museu Nacional da Imprensa, Porto

Casa Museu Egas Moniz, Estarreja

Museu Nacional Grão Vasco, Viseu

Museu Marítimo de Ílhavo

Museu Ibérico da Máscara e do Traje, Bragança

Museu do Som e da Imagem, Vila Real

Museu da Miniatura Automóvel, Gouveia

Este slideshow necessita de JavaScript.

EcoMuseu do Sal, Figueira da Foz

Museu dos Transportes e das Comunicações, Porto