Fotografia: CM Tondela
Publicidade

Para quem visita Tondela é obrigatório passar pelo Museu Terras de Besteiros, em pleno centro histórico, que conta a realidade passada, presente e futura deste território e dos seus habitantes. Recordamos, entre outros momentos, a chegada do caminho-de-ferro, o cultivo do linho, a pisoagem do burel com que se fabricavam as tradicionais capuchas e o desenvolvimento dos sanatórios na vila do Caramulo.


Publicidade

RodaClássica

É essa vila que queremos descobrir de seguida. Não tem a importância do tempo em que a ela acorriam pessoas de todo o país e até do estrangeiro para respirar os ares puros da serra a assim curar a tuberculose e outras doenças, mas guarda um exemplar museu, com obras de arte de inegável valor, entre as quais um quadro oferecido por Pablo Picasso, e uma colecção automóvel não menos impressionante, onde podemos encontrar o primeiro carro produzido em série, o Ford T, entre outras viaturas históricas.

Esta é uma terra de sabores apurados. O cabrito no forno, com batata assada e arroz de miúdos, a chanfana na padela e vitela assada no forno são confeccionados nas famosas assadeiras de Barro Negro de Molelos, que lhe conferem um paladar particular. Os enchidos, os fumados e os peixes do rio com molho de escabeche completam a mesa regional.

Museu do Caramulo. | Fotografia: CM Tondela

 

O mel do Caramulo, conhecido por “O Ouro da Montanha”, as nozes, as castanhas, os licores, a aletria, as mais variadas compotas e outros produtos endógenos destacam-se não só pelo paladar mas também pelas suas características intrínsecas.


Fique a conhecer melhor estes municípios e aproveite para planear as suas férias e visitar alguns destes locais. De carro, mota, bicicleta, caravana ou a pé; de uma vez só ou por etapas, a N2 pode ser feita de variadas formas. Visite a edição completa no link seguinte: Rota da Estrada Nacional 2.