O turismo pode ser para todos

O turismo acessível é uma grande oportunidade de negócio se pensarmos que há 140 milhões de pessoas na Europa com necessidades especiais quando viajam e as previsões apontam para que em 2020 haja, só neste continente, cerca de 862 milhões de viagens anuais na área de turismo acessível.

Publicidade

Os agentes turísticos começam a compreender o potencial deste segmento e adaptam-se cada vez mais às necessidades dos clientes. Um pouco por todo o lado surgem restaurantes com menus em braille ou hotéis com quartos adaptados a pessoas de mobilidade reduzida, só para referir alguns exemplos. Os empreendimentos turísticos Selão da Eira, Refúgio do Monte e Villa Batalha são três dos casos que se destacam nesta área e que apresentamos nesta edição.

A acessibilidade é, de resto, um dos eixos prioritários da estratégia de turismo para os próximos dez anos em Portugal, como nos conta o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. Entre o trabalho que está a ser feito ou em preparação realçamos o TUR4all, uma plataforma onde os turistas com necessidades especiais vão poder consultar informação sobre condições de acessibilidade em hotéis, monumentos e museus ou a existência de transportes adaptados, e o projecto Brendait, que procura fazer da região Oeste de Portugal um destino turístico acessível a todos.

No entanto, há alguns problemas que urge resolver. A começar pelo decreto-lei nº 163/2006, que estabeleceu um prazo de dez anos para que os edifícios públicos e privados, turísticos e comerciais se adaptassem e que ainda não está devidamente cumprido. A mentalidade e a formação são outras questões que precisam de ser trabalhadas para que os turistas com necessidades especiais sejam tratados da melhor forma e sem qualquer tipo de discriminação.

...by Descla

Turismo acessível em Sátão

O concelho do Sátão dispõe de vários espaços turísticos e religiosos acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida

Viseu: uma cidade acessível

Uma cidade pensada para quem visita mas também para quem cá mora

Acessível e inclusivo

O Villa Batalha Hotel é um bom exemplo de espaços preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida. Desde a sua construção que tudo foi planeado nesse sentido

Centro de Portugal, um destino turístico para todos

O projecto Brendait procura fazer da região Oeste, no Centro de Portugal, um destino turístico acessível e inclusivo

Turismo para todos

Foi em 2010 que abriu o SELÃO DA EIRA, um espaço de turismo rural no Alentejo onde a natureza reina