Publicidade

Pelo segundo ano consecutivo decorreu o “Tondela Brancos”. Sábado, 7 de julho, o mercado velho encheu-se de pessoas para apreciar este produto local endógeno que é o vinho branco.

Desde as 15:00 até às 23:00 horas do dia 7 de julho muitas foram as pessoas que assistiram ao Tondela Brancos. Desde barraquinhas com os vários vinhos brancos da região, passando por momentos gastronómicos, uma prova comentada e muita música, tudo isto esteve presente no evento. Até o bom tempo convidava a degustar um bom vinho branco fresquinho.

“Queremos valorizar os recursos locais e em particular este produto, que é de excepcional qualidade. Em toda a região demarcada do dão este território é o que evidencia melhores características para a produção de vinho branco e, nesta situação, não se pretende que esta seja mais uma feira qualquer. Não, pretende-se que seja um exercício focado nos vinhos brancos”, frisa durante a conferência de abertura o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.

Este ano estavam presentes 12 produtores da região e o objectivo é que ano após ano vão surgindo mais.

Acerca do evento, Pedro Mendonça, da CVR do Dão, afirma: “os brancos do Dão, nomeadamente os de Tondela, são uns vinhos muito diferenciados, são uns vinhos fantásticos e como tal, qualquer iniciativa que promova e difunda esses excelentes vinhos são sempre bem-vindos”.