Publicidade

O NewsMuseum, em Sintra, está nomeado para o prémio de Museu Europeu do Ano de 2017, da European Museum Academy, sendo a única instituição portuguesa na corrida.

O museu nacional concorre com 33 outras instituições a um dos galardões europeus mais importantes na área da museologia.

O vencedor vai ser anunciado entre os dias 28 e 30 de Setembro, numa cerimónia na cidade de Escópia, capital da Macedónia.

A cerimónia conta ainda com as distinções da Fundação Luigi Micheletti – que reconhece a excelência europeia nas componentes científicas e industriais aplicadas à museologia – e do Dasa Working World Exhibition, que destaca os museus que investem na promoção e partilha de conhecimento junto do público, para as quais o NewsMuseum também está nomeado.

O prémio Museu Europeu do Ano foi criado em 2009 por um grupo de profissionais ligados à área da cultura, em homenagem ao museologista inglês Kenneth Hudson.

Localizado em Sintra, o NewsMuseum foi inaugurado no dia 25 de Abril de 2016, assumindo-se como uma janela aberta para o mundo dos media e da comunicação, e para o impacto destes na sociedade, recorrendo a uma forte componente digital e tecnológica.

No passado mês de Junho o museu venceu três prémios da Associação Portuguesa de Museologia, nas categorias de Aplicação e Gestão de Multimédia, Investigação e Trabalho Jornalístico/Media.