Fotografia: Tiago Canoso
Publicidade

A vila de Manteigas, situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, tem um grande património paisagístico, natural e ambiental, destacando-se o Vale Glaciar do Rio Zêzere, um dos maiores da Europa. “Vale por Natureza” é o slogan deste concelho, e não é por acaso.

Para potenciar todo este panorama paisagístico, o concelho desenvolveu os “Estrela Green Tracks”, 16 percursos pedestres interligados entre si que cobrem mais de 200 quilómetros de Manteigas, alguns dos quais podem ser feitos em BTT. Foi também criado um centro de BTT, com balneário e alguns utensílios de apoio para pequenos imprevistos como, por exemplo, um furo num pneu.

Foram desenvolvidas duas aplicações para o telemóvel para ajudar o turista. Indicam os vários trilhos disponíveis, o tempo que demora a percorrer cada um e o seu grau de dificuldade. As aplicações estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

Fotografia: Tiago Canoso

Para além destes 16 trilhos, a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota das Aldeias Históricas também passam em Manteigas, cruzando-se nalguns pontos com os 16 percursos.

Mas Manteigas Vale por Natureza não são apenas trilhos pedestres e de BTT, mas sim de tudo o que pode fazer-se na montanha, em termos de desporto, aventura, natureza e lazer. Existem eventos de parapente, saídas de campo para identificação de cogumelos silvestres, birdwatching, canyoning, ski, carrinhos de rolamentos, percursos de orientação, geocaching, o Festival de Outono, que integra o Imaginatur – Festival de Fotografia e Vídeo, e eventos gastronómicos, onde se destaca a feijoca, a truta e o famoso queijo da Serra. No centro da Vila há um grande relevo para o património religioso e judaico, tendo sido criado um roteiro das marcas da herança judaica em Manteigas.

 

Leia mais na edição especial da revista Descla dedicada aos trilhos verdes de Manteigas