Fotografia: Município de Manteigas
Publicidade

Após a 1ª edição do Festival da Juventude em 2016 na vila de Manteigas, este ano o certame volta em força, desta vez denominado Festival da Juventude e da Natureza.

Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela e Rede Natura 2000, o concelho de Manteigas distingue-se pela paisagem diversificada, atractiva e bem conservada, com locais de grande beleza e tranquilidade, que possibilitam o contacto íntimo com a natureza.

“Aliado a estes factores intrínsecos, surge o conceito de implementar um conjunto alargado de iniciativas dirigidas ao público mais jovem, de forma a divulgar e a promover actividades que derivam do contacto directo com a natureza, sem descurar a música e a animação”, refere o município de Manteigas, explicando a natureza do Festival.

Fotografia: Município de Manteigas

Este ano o Festival vai contar com várias actividades lúdicas, tais como sessões de teatro e cinema ao ar livre, glow party, acções de demonstração de iniciação ao trail, BTT, geocaching, escalada e orientação. E como não podia faltar num Festival de verão, há também momentos musicais, sendo Nélson Freitas o artista cabeça de cartaz. As bandas The Sweet Childreen e Rocknrolla, que vão animar as restantes noites do evento.

“Pretende-se que a realização do Festival, com um programa diversificado e atractivo, aliando a juventude e a natureza, atraia um número considerável de visitantes que desejem repousar nas unidades hoteleiras do concelho, e subsequentemente degustar a gastronomia local. Acima de tudo, que visitem Manteigas, sejam bem recebidos, com o intuito de sempre voltar a visitar o território”, sublinha a autarquia.

O concelho é famoso a nível gastronómico por iguarias como o queijo da Serra, as trutas que são criadas em viveiro em Manteigas e as feijocas.

Fotografia: Município de Manteigas

Para além da população local, “pretende-se que o programa e as iniciativas planeadas aliciem o público regional, com um número total estimado de 2500 pessoas”, termina o município.

Leia mais na edição de Agosto da revista Descla, dedicada às Festas e Romarias.