Publicidade

Está a decorrer de 6 a 10 de Setembro a Conferência Europarc nas Montanhas Mágicas

Arouca, São Pedro do Sul, Sever do Vouga, Vale de Cambra, Castro Daire, Cinfães e Castelo de Paiva, que constituem a ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira), são os sete municípios que nestes cinco dias se unem na Conferência Europarc, um evento internacional que reúne especialistas nas temáticas do turismo sustentável, da gestão territorial e da conservação do ambiente.

Vários workshops, sessões plenárias, visitas de campo, momentos culturais, momentos gastronómicos, entre outras actividades, mostram o que de melhor existe nas Montanhas Mágicas.

“Ainda existem muitos muros, desde logo o muro urbano/rural. Pensar só o urbano sem pensar o rural não dá resultado, é essencial derrubar este muro”, refere o Secretário de estado das florestas e do desenvolvimento rural, Miguel Freitas, no encontro de Presidentes de Parques e Presidentes de Câmaras em Arouca.

Sofia Castel-Branco, Vice-presidente do ICNF, salienta: “É importante pensarmos como gerir o território”. “Fomos bafejados pela sorte, a natureza deu-nos este território”, refere José Neves, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, local onde decorreram as actividades do segundo dia da Conferência.

Durante os próximos dias cerca de 300 representantes de áreas protegidas e classificadas, oriundos de 36 países da Europa e do Brasil, vão estar neste evento.