Publicidade

Aparecem de surpresa, montam o ‘circo’ e abrem a festa. A qualquer hora, em qualquer sítio. Depressa juntam uma multidão à sua volta. O programa de espectáculos sem hora marcada, que envolve artes novas, artes interactivas e experimentais, é uma das grandes atracções da Expodemo, festa da maçã, que vai realizar-se em Moimenta da Beira de 22 a 24 de Setembro.

O musicólogo espanhol Fran fuman é um dos destaques na edição deste ano. De cabelos grisalhos e sapatos enormes, o artista transporta uma curiosa bateria, mas não toca directamente nela: coloca-se a alguns metros e atira as suas baquetas contra o instrumento, enquanto faz malabarismo.

Trata-se de um espectáculo criado há dois anos e gravado em vídeo que se tornou viral no facebook, já que foi visualizado por mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Fran fuman vai estar na “Expodemo” nos dias 23 e 24 de Setembro.

Outro momento que promete surpreender é a performance de rua por “Mr. Milk and Friends”, acompanhada de um espectáculo de fogo com malabarismo, dança e muita magia.

Pausas sem movimento, controle sobre o corpo com técnicas e mímicas que podem prender a atenção dos espectadores. É assim a apresentação “Cabaret”, na qual Cátia Ferreira e Vítor Almeida vão imitar estátuas, nos dias 23 e 24 de Setembro. O duo conquistou o prémio do júri e vencedor do voto do público 2017 no XXI Encontro de Estátuas Vivas, em Espinho.

Mais arriscada é a performance da acrobata aérea espanhola Crestina Martins, que vai actuar nos mesmos dias. “A beleza desta arte e a delicadeza dos movimentos executados pela equilibrista vão encher os olhos de quem estiver presente na Expodemo”, garante a Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

A Expodemo abre no dia 22 de Setembro, marcado pelo concerto da banda lendária norte americana “Cock Robin”, e encerra dois dias depois, 24 de Setembro, com a transmissão em directo do programa “Somos Portugal”, da TVI.