Fajão
Publicidade

Concelho de Oliveira do Hospital

A Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital, caracteriza-se por ser predominantemente em granito e não em xisto. Também chamada “aldeia miradouro”, em cada local podemos observar a serra.

Aqui moraram muitos entalhadores e douradores, que beneficiaram a aldeia com as suas obras, sendo a talha dourada da Igreja Matriz exemplo disso. A Aldeia das Dez é também a aldeia das fontes, tendo quatro no total.

Aldeia das Dez

Concelho da Pampilhosa da Serra

A aldeia do Fajão é Aldeia do Xisto desde 2002. Com gigantescos penedos, esta aldeia é o ideal para amantes de actividades radicais, pois podem praticar escalada.

Aqui fica o Museu Monsehor Nunes Pereira, que escreveu “os contos do Fajão”, um conjunto de 24 “estórias” que são lições de vida. No Verão pode refrescar-se na piscina da aldeia, de onde pode observar a paisagem da serra.

Sobral de São Miguel

Concelho da Covilhã

A última Aldeia do Xisto da Serra do Açor que aqui se apresenta é Sobral de São Miguel, caracterizada por ter um dos maiores aglomerados de edifícios de xisto em Portugal, sendo também denominada “o coração do xisto”.

Desta aldeia exporta-se xisto para o mundo, pois perto de Sobral de São Miguel existem duas pedreiras. Nesta Aldeia do Xisto desde 2010, há vários fornos comunitários, onde as pessoas se reúnem. E se quiser dar um passeio por toda a aldeia, siga o curso da ribeira do Porsim.

 

Texto: Ana Margarida Gomes

Fotografia: Tiago Canoso e cedidas por ADXTUR

Artigo republicado da edição 25 da revista Descla, de Julho de 2015