Água Formosa
Publicidade

Zona do Tejo-Ocreza

Concelho de vila de Rei

Água Formosa é a Aldeia do Xisto do centro de Portugal, encontrando-se apenas a dez quilómetros do centro geodésico do país. O ex-libris da aldeia é uma  fonte rústica de água pura que, aliás, esteve na origem do nome da povoação. Nesta aldeia com menos de dez habitantes pode apreciar a natureza no seu melhor.

Água Formosa

Concelho de Proença-a Nova

“Méeee”, este é um dos sons que pode ouvir ao acordar na aldeia da Figueira. E nada melhor para o pequeno-almoço que um pão quentinho acabado de fazer no forno comunitário que é, também, o ex-libris da aldeia. Se quiser utilizar este forno terá de fazer marcação.

Após o pequeno-almoço, pode acompanhar o rebanho, ficar a apreciar a paisagem ou visitar a aldeia. Para finalizar aproveite para levar uma recordação da Loja Aldeias do Xisto.

Figueira

Concelho de Castelo Branco

No concelho de Castelo Branco localizam-se duas das 27 Aldeias do Xisto: Martim Branco e Salzedas. Martim Branco tem a particularidade de ter uma Loja Aldeias do Xisto no mesmo espaço que um Centro de artes e Ofícios.

Martim Branco

A aldeia, de pequena dimensão, tem um forno comunitário que convida o visitante a participar no método de fazer pão. Juntamente com Figueira, foram as duas Aldeias do Xisto que mais intervenções receberam.

Por último mas não menos importante, Sarzedas é a única Aldeia do Xisto com um título nobiliárquico.

Sarzeedas

Quando visitar esta aldeia não pode deixar de subir à torre sineira, que é um autêntico miradouro sobre a paisagem circundante. Esta Aldeia do Xisto desde 2003 tem várias capelas que podem ser visitadas.

 

 

 

Texto: Ana Margarida Gomes

Fotografia: Tiago Canoso e cedidas por ADXTUR

Artigo republicado da edição 25 da revista Descla, de Julho de 2015