Fotografia: Tiago Canoso
Publicidade

O Alentejo fica mais doce a partir desta quinta-feira, com a 11.ª edição da Feira de Chocolate de Grândola, que decorre até domingo na “vila morena”.

Durante quatro dias, os vistantes vão encontrar Estátuas e Gigantones de Chocolate, o Chocolateiro Gigante e o Forno Mágico, a Casinha de Chocolate, bem como insufláveis e carrosséis, a pensar especialmente nos mais pequenos.

O certame inclui ainda um diversificado programa de animação e actividades, com destaque para o Show Cook, que este ano vai abrir com o reconhecido Chef Vítor Sobral e encerrar com as crianças da ludoteca.

No dia 10, a partir das 18:00 horas, Vítor Sobral vai onfeccionar e dar a provar bacalhau, pêra e emulsão tépida de chocolate e codorniz em salada, alfaces amargas e azeite de chocolate.

De seguida, o jovem chef de Grândola Marcelo Bento vai apresentar dois pratos com base nos produtos típicos de S. Martinho: “confecção e degustação de cogumelos recheados com morcela e maçã. Medalhões de porco preto aromatizados em alho e alecrim acompanhados de grelos de batata-doce aos cubos e castanhas regado com molho de vinho tinto da região”.

No Sábado, o espaço do Show Cook inicia-se com a Chocolatier Céu Carvalho: “confecção e degustação de pana cota de chocolate negro com coentros, baunilha de bourbon e calda de morango”. A seguir a Herdade do Canal Caveira vai dar a conhecer o licor de laranja e vinhos brancos “Serra Brava” com castas Chardonnay, Verdelho e Alvarinho da Serra de Grândola.

No último dia, o Show Cook volta a receber os Chefs Manuel Alexandre e Tony Salgado, do Grupo Pestana, que vão confeccionar e dar a provar peito de pato corado em azeite de tomilho bravo, risotto de beterraba, goma de laranja e tuille de pain de chocolate. A encerrar o domingo, as crianças da Ludoteca de Grândola vão provar que cozinhar é divertido.

Este ano, ao chocolate juntam-se os sabores de São Martinho, com a realização de um magusto, no dia 11, no espaço das Tasquinhas. Em paralelo com a feira, decorrem até domingo as Semanas Gastronómicas “Ementas com Chocolate e S. Martinho”, em 14 restaurantes do concelho.