Ponte de Lima. Fotografia: Center
Publicidade

A vila de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, vai receber em Dezembro o primeiro Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago”, que junta 11 músicos e musicologistas profissionais, oriundos de diversos países.

Durante os quatro dias do evento, em forma de residência artística, os músicos vão utilizar instrumentos típicos daquele período, trabalhar com a afinação medieval apropriada e cantar em linha com as orientações da pronunciação da época.

O resultado vai ser um concerto único, no dia 22 de Dezembro, pelas 21:30, na medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período natalício.

O objectivo é que o projecto artístico, pioneiro em Portugal, se realize anualmente. Segundo a Câmara Municipal de Ponte de Lima, o evento tem como duplo propósito “a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais medievais e do património tangível que, neste caso, é o cenário da formosa Igreja Matriz de Ponte de Lima, de raiz românica”.

O tema desta primeira edição, “Na Rota do Peregrino” / Encontro(s) de Música Medieval, é uma referência ao estudo e reconstrução das canções e danças interpretadas pelos peregrinos no período medieval, “que constituíam uma importante fonte de actividade musical entre os séculos XI e XIV, numa celebração das rotas de peregrinação europeias, desde Jerusalém, Roma, Conques, Salas, Limoges, Montserrat, Canterbury e particularmente Santiago de Compostela, da qual Ponte de Lima sempre fez parte”, revela a autarquia.