Ricardo Araújo Pereira vai estar em Viseu no dia 1 de Dezembro. Fotografia: DR
Publicidade

O confronto entre os humoristas Ricardo Araújo Pereira e Michael Palin é a grande atracção do Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco”, que vai realizar-se entre 1 e 3 de Dezembro.

O conhecido humorista português vai juntar-se ao colega inglês, que alcançou a fama com o grupo Monty Python, para um encontro inédito, com o mote “E agora para algo completamente diferente”, no dia 1, às 18:00 horas, na tenda Jardins de Inverno.

Os duelos são a base da edição deste ano, que promete vários confrontos sobre ciência e religião, poesia e prosa, campo e cidade, ócio e trabalho. Pedro Mexia, Francisco José Viegas, Nuno Júdice, Frei Bento Domingues, Fernando Dacosta e Afonso Cruz são alguns dos nomes que vão passar por Viseu.

Ao todo, o festival vai reunir 30 convidados, em 30 momentos de programação que incluem conversas literárias, exposições visitas guiadas, ateliês infantis, entre outras actividades para todos os públicos.

Virgem Suta, Benjamim, Francisco Cappelle, Adfectus e Tempo Singular vão dar música às noites do festival, que integra o evento de promoção turística “Vinhos de Inverno”.

No Solar do Vinho do Dão, 40 produtores regionais vão expor os melhores néctares, bem como a gastronomia e o artesanato. Para os mais novos, o Espaço Petiz, na capela do solar, promete muita animação.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, garante que vai ser “a melhor edição de sempre” e diz que com este evento a cidade “consolida o estatuto de capital vinhateira do Dão e de um destino turístico cultural de referência”.

O público vai ainda descobrir o “lado B” de Viseu, através das visitas literárias “Viseu Misteriosa, promete o vereador da Cultura, Jorge Sobrado. Além de uma récita, no dia 1 de Dezembro, estão previstas duas visitas com encenação do Teatro AFTA – Projecto OFF.