Fotografia: museu do Caramulo
Publicidade

O “poder da força” chegou ao Museu do Caramulo, que por estes dias apresenta ao público uma vasta colecção de brinquedos e cartazes originais da “Guerra das Estrelas”, produzidos entre 1977 e 1985 e referentes aos três primeiros filmes do universo criado por George Lucas nos anos 70.

A exposição “The Power of the Force:” assinala os 40 anos sobre a estreia da maior saga de ficção científica do cinema e é baseada naquela que é considerada uma das melhores e mais completas colecções do mundo dedicada ao universo da Guerra das Estrelas vintage.

Fotografia: Museu do Caramulo

A mostra inclui centenas de peças de todas as figuras originais das personagens icónicas dos filmes, assim como as suas naves, playsets, embalagens, cartões, merchandise e outra memorabilia até artigos usados na pré-produção dos brinquedos, revela o Museu do Caramulo.

Fotografia: Museu do Caramulo

A colecção abrange ainda muitos brinquedos raros produzidos fora dos Estados Unidos para consumo nos próprios países aos quais eram licenciados os direitos de fabrico, como era o caso do Canadá, Japão, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Argentina ou Brasil, entre outros.

“É uma exposição obrigatória para qualquer fã da Guerra das Estrelas, de cinema, de brinquedos vintage ou simplesmente de design”, sublinha o museu.

Fotografia: Museu do Caramulo

O público pode ainda ver um núcleo de versões falsificadas de brinquedos feitos por entidades não autorizadas em países como o México, Polónia, Hungria ou Hong Kong.

Todo este espólio é complementado pela exposição de cartazes originais dos filmes de várias nacionalidades, como Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Japão ou Checoslováquia.

A exposição “The Power of the Force:” está patente no Museu do Caramulo até ao dia 27 de Maio de 2018.