Fotografia: Lino Ramos
Publicidade

A vila de Vouzela volta a receber grandes nomes nacionais e internacionais da fotografia de natureza e vida selvagem no mais importante festival do género em Portugal, o Cinclus Fest, que vai realizar-se de 26 a 28 de Janeiro.

A oitava edição vai contar com quatro fotógrafos portugueses, João Quaresma, João Cosme, Marco Santos Marques e Ricardo Lourenço, e quatro estrangeiros, o sueco Staffan Widstrand, o suíço Laurent Geslin e o casal norueguês Orsolya e Erland Haarberg, além do ilustrador Pedro Salgado, que vão partilhar o seu trabalho em palestras, exposições e workshops.

O programa deste ano inclui as exposições “GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano”, que reúne as melhores imagens enviadas ao concurso, patente no Museu Municipal, e “Despertar Consciências”, a qual revela o impacto destrutivo dos incêndios de Outubro que devastaram grande parte do Parque Natural Vouga Caramulo – Vouzela.

“O Cinclus Fest tem como grande objectivo a promoção e conservação da natureza através da imagem, enquadrando-se na estratégia do município de valorização do Parque Natural Local Vouga-Caramulo (Vouzela) e dos seus recursos”, adianta a autarquia de Vouzela, que organiza o evento em parceria com a Comissão CINCLUS.

O Festival de Imagem de Natureza de Vouzela é uma das iniciativas de excelência no âmbito do PROVERE iNature, um programa para intervenção em áreas classificadas que garante financiamento à realização do evento durante três anos.