Fotografia: Facebook Zela Ultra Marathon
Publicidade

A vila de Vouzela recebe no próximo domingo a primeira edição do Zela Ultra Marathon, composto por quatro provas, três das quais pontuáveis para a Taça de Portugal, e uma caminhada, que vai desafiar os participantes a plantar árvores autóctones.

A prova rainha é a Zela Ultra Skymarathon, de 57 quilómetros, um verdadeiro desafio para os mais destemidos. A corrida conta para a Taça de Portugal Ultra e está agendada para as 07:30.

Uma hora depois começa a segunda prova teoricamente mais difícil, a Zela Skymarathon, com cerca de 40 quilómetros, que pontua para a Taça de Portugal-Sky.

Segue-se, às 09:30, a Zela Skyrace, de 20 quilómetros, integrada no Troféu Nacional da Juventude. “Não te enganes, a distância pode ser mais curta, mas o desafio será o mesmo. Um verdadeiro carrossel de emoções no coração da natureza”, revela a organização da prova.

A quarta prova é a Mini Zela, de 10 quilómetros, marcada para as 10:30. “Se o que procuras é uma prova curta, rápida e desafiante, encontraste-a. O Mini Zela promete ser uma prova explosiva e cheia de adrenalina”.

Todas as provas são circulares, com o ponto de partida e chegada junto à ponte de Vouzela. “Pretendemos proporcionar um cenário único, que aliado a várias actividades que se irão realizar junto a este local, do qual destacamos o rappel na própria ponte, irão tornar este dia épico para todos os participantes”, garante Sérgio Pereira, da Spotcriativo Eventos, empresa que organiza a Zela Ultra Marathon em parceria com o município de Vouzela.

O evento do próximo domingo inclui ainda uma caminhada, a Zela Walk, na qual os participantes vão ser desafiados a plantar árvores autóctones numa das zonas mais afectadas pelos incêndios de Outubro do ano passado.

“A nossa floresta, um dos nossos principais cartões de visita, quase que desapareceu por completo com os incêndios de Outubro. Por isso, este evento cumpre a dupla função de, por um lado, ajudar na reflorestação da área ardida e por outro de mostrar que nos estamos a reerguer e que, apesar da devastação, há ainda muito para fazer e ver no nosso território”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira.

O Zela Ultra Marathon vai ter acompanhamento médico, serviço de massagens na zona de meta, alimentação e bebida na chegada, bem como os tradicionais prémios finisher e ainda um serviço de “babysitting” das 8:00 às 13:00 horas para crianças dos três aos 12 anos.