Publicidade

Mais de 100 atletas vão disputar este domingo a primeira prova de Swimrun do Grande Lago Alqueva, na praia fluvial de Monsaraz. Trata-se da segunda competição do circuito nacional da modalidade, que combina corrida de montanha e natação em águas abertas.

O evento começa às 10:00 horas, com a prova standard, na qual 70 atletas, entre os quais 16 duplas, vão correr 21,2 quilómetros e nadar 4,1, em 11 percursos de corrida e outros tantos de natação.

Meia hora depois inicia-se a prova de distância curta/sprint: 36 atletas vão correr nove quilómetros e nadar 1,4, alternando em cinco percursos.

O trajecto envolve múltiplas transições entre a natação no Grande Lago Alqueva e a corrida em trilhos nas proximidades da vila medieval de Monsaraz e da vila de Mourão. Todas as provas têm início e meta na praia fluvial de Monsaraz.

O Swimrun surgiu em 2006, na Suécia, na sequência de uma estranha aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do arquipélago de Estocolmo e nadar entre elas numa distância total de 75 quilómetros. Nesse ano, realizou-se a primeira prova Otillo (que significa de Ilha para Ilha).

Esta competição de endurance exige velocidade, resistência e estratégia, com todo o percurso a ser feito com o material com que se começa a prova.

O Alqueva Swimrun é organizado pela Associação Swimrun Portugal e pelo município de Reguengos de Monsaraz. O Swimrun Portugal Series, circuito nacional da modalidade, começou no Rio Zêzere, no dia 15 de Maio. Depois da prova no Grande Lago Alqueva, a competição segue para os Açores, Serra da Arrábida e termina em Novembro na Madeira.