Aldeia da Pena, no distrito de Viseu I Fotografia: Tiago Canoso
Publicidade

A Turismo Fundos vai apoiar, com 25 milhões de euros, projectos de investimento imobiliário com fins turísticos em território de baixa densidade populacional, anunciou a sociedade gestora.

O programa destina-se a pequenas e médias empresas cujos projectos de investimento “traduzam a valorização económica dos activos imobiliários através de actividades turísticas, ou outras relacionadas, que promovam o desenvolvimento, a dinamização e a sustentabilidade das economias locais e regionais”, pode ler-se na nota de imprensa enviada às redacções.

Um dos principais objectivos é criar emprego em territórios com pouca população, bem como reduzir as assimetrias regionais, inovar e valorizar o património cultural e natural do país, sendo precisamente estes os factores que mais vão pesar na atribuição de apoios.

“Trata-se do primeiro concurso promovido pela Turismo Fundos que disponibiliza meios financeiros para o desenvolvimento de projectos de investimentos e de iniciativas que contribuem para a valorização sustentável do património cultural e natural localizado nos municípios de baixa densidade, a redução das assimetrias regionais e a diversificação da oferta turística dessas regiões”, sublinha o presidente do Conselho de Administração da Turismo Fundos-SGFII, S.A., Pedro Moreira.

A TF Turismo Fundos – SGFII, S.A. é uma sociedade gestora de fundos de investimento imobiliários, maioritariamente participada pelo Turismo de Portugal, I.P. e especialmente vocacionada para a gestão de fundos de investimento imobiliários turísticos.

Estes instrumentos financeiros permitem disponibilizar às empresas recursos financeiros imediatos, através da alienação dos seus activos patrimoniais a esses fundos e subsequente arrendamento à mesma empresa ou a outra.

Desta forma, as PME têm ao seu dispor os meios financeiros necessários para o desenvolvimento dos seus projetos de investimento, direcionando os seus esforços e competências para a gestão do negócio.

 As candidaturas decorrem até 31 de Julho de 2018, através do site turismofundos.pt.