Publicidade

De 12 de Julho a 5 de Agosto, o Mercado Medieval de Óbidos transporta a vila para outra era com vários espectáculos. O centro histórico regressa à Idade Média e promete surpreender todos que por lá passam.

Trupes, saltimbancos, jograis, druidas e cavaleiros são apenas alguns dos personagens que compõem o Mercado Medieval. O Mercado dispõe de várias tabernas e  são esperados espectáculos de fogo diários que garantem a animação todos os dias.

Este ano, o tema do Mercado Medieval é dedicado à Água, por ser uma “fonte de superstição e do medo, de fertilidade e do imaginário”, conforme é explicado no site oficial. Por isso, ao longo do Festival, vai ver possível assistir ao Torneio “Contendas e Pelejas pela Posse das Águas d’Óbidos” pelos Cavaleiros de Ribadouro. Também os  Cortejos “Grati sumus propter aquam” e “Cortejo das Águas Calidas” vão acentuar a importância da água para a vida económica da época.

Espírito da Época

Para quem quiser entrar a sério no espírito do festival, a organização dá a possibilidade de os visitantes (mediante a compra de bilhete) assistirem ao Serão Medieval. Os participantes têm direito a um traje e a uma ceia com um menu ao estilo da Idade Média. O Serão Medieval acontece todas as Quintas e Sextas feiras, assim como aos Sábados. O bilhete inclui ainda um lugar reservado no Torneio que se dá no final de cada dia.

O Mercado Medieval tem, desde 2003, uma moeda oficial inspirada na Idade Média: o torreão. Os visitantes podem trocar o seu dinheiro por esta moeda (cada euro corresponde a um torreão) e usá-la nas compras do Mercado. E quem quiser trajar-se a preceito pode alugar trajes tipicamente medievais.

As portas do Mercado Medieval de Óbidos estão abertas de Quinta a Domingo em todas as semanas de 12 de Julho a 5 de Agosto.

Todas as informações sobre o Mercado podem ser encontradas no site oficial do evento.